O BLOG JIVANILDO BINA ENTREVISTA A PSICÓLOGA  IVONETE FERREIRA 

 

Blog Jivanildo Bina: Quem é a psicóloga Ivonete Ferreira?

Ivonete Ferreira: Sou casada, mãe de três filhas, moro no Povoado de Lagoa. Tive uma infância muito difícil perdi meus pais muito cedo aos 14 anos, naquele momento me vi sozinha no mundo cercada por pessoas que queriam apenas tirar proveito da minha inocência, a partir daquele momento eu só tinha duas alternativas: lutar ou ceder as coisas erradas que o mundo vinha á me oferecia, eu “decidi lutar”, mas, o que eu não sabia era que o fato de não pertencer a uma família influente e tradicional da nossa região e ser negra, tornaria minha caminhada uma guerra constante, porém, de alguma forma sempre percebi em mim uma força, uma vontade de vencer que nunca soube explicar. Aos 15 anos conheci meu atual esposo, Carlos Henrique Martins Souza ou Henrique como o chamam, que na época tinha 18 anos, ou seja, dois adolescentes sem nenhuma noção ou responsabilidades da vida adulta. De alguma forma encontramos um no outro o apoio e estímulo necessário para construirmos uma família, hoje temos 22 anos juntos e em meio a tantos desafios estamos criando e educando nossas filhas com muita ética e retidão. E com isso, posso dizer que tenho uma família sólida e abençoada.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga Ivonete Ferreira quando você iniciou a sua carreira de psicóloga?

Ivonete Ferreira:  Mesmo tendo enfrentado tudo que enfrentei quando perdi meus país, desde abuso, maus tratos, humilhações e fome, muita fome! Eu percebi que é possível se tornar uma pessoa boa e psicologicamente saudável mesmo tendo sofrido traumas ao longo da vida. Quando atingir finalmente uma maturidade cognitiva senti a necessidade de mostrar a outras pessoas que é possível sim, superar os problemas que a vida nos acomete, foi aí que vi na psicologia essa oportunidade de ajudar o outro. E hoje posso te dizer que amo o que faço e não saberia fazer outra coisa com tanto amor. A cada evolução de um paciente é uma conquista pra mim, sou muito grata a Deus por me conduzir em minha jornada da vida.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira atualmente onde você está atendendo?

Ivonete Ferreira: Hoje atendo em Inhambupe, tenho uma parceria com a Clínica Bio Saúde e a CEO, também, atendo em Alagoinhas no Espaço Visivas, sendo que também realizo atendimento domdomicilia. Eu costumo dizer que onde estiver alguém precisando de mim eu estarei lá.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira, o que fez você ingressar na carreira da Psicologia?

Ivonete Ferreira: O desejo de ajudar outras pessoas a encontrar uma saída diante das adversidades da vida. E a necessidade de estudar para conquistar um espaço na sociedade.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira qual a importância de um atendimento com um psicólogo nesse momento difícil que vivemos de pandemia enfrentamento ao COVID-19? ´

Ivonete Ferreira: Diante do momento em que estamos vivendo é de extrema importância que as pessoas tentem manter o equilíbrio psicológico, o que não está sendo fácil  diante de tantas perdas e mudanças negativas que estamos vivendo. Entre tantas coisas ruins que estamos passando, está o afastamento social que está causando um grande prejuízo cognitivo e emocional para todos. Porque a interação social nos faz ser quem somos, sem isso algumas pessoas estão se perdendo dentro de  si mesmos e consequentemente desenvolvendo alguns transtornos psicológicos ou até mesmo psiquiátricos. As pessoas precisam tomar consciência da importância de buscar um profissional de psicologia qualificado para ajuda-los entender e conduzir algumas situações as quais elas não conseguirão sozinha. (Ser forte é admitir que também precisa de ajuda).

Blog Jivanildo Bina: psicóloga, Ivonete Ferreira o que indica os dados da OMS sobre ansiedade e depressão no contexto brasileiro?

Ivonete Ferreira: De acordo com a (OMS) o Brasil é  o país com a mior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira enquanto profissional da área da psicologia o que tem a dizer às pessoas sobre a ansiedade?

Ivonete Ferreira: Com as mudanças de hábitos e a freada brusca em seus sonhos e projetos de vida as pessoas estão tendo dificuldades em se reorganizar e buscar seguir um plano alternativo. Como profissional de psicologia, sugiro que cada um de nós comece a viver um dia de cada vez, tendo em vista que não podemos mudar o que está acontecendo na sociedade nesse momento e que se trata de um problema mundial, querer acelerar as coisas só nos trará sofrimento e angústia e frustrações. Sendo assim, viva o momento com qualidade de vida e responsabilidade buscando fazer tudo que gosta e que nunca pode fazer por falta de tempo, use o tempo a seu favor e se não souber como fazer isso procure um profissional, ele pode te ajudar.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira, o que a psicologia pode oferecer às pessoas ansiosas e deprimidas, como também às pessoas que as acompanham?

Ivonete Ferreira: A psicologia é uma ciência que carrega consigo inúmeras técnica que fornece ao profissional de psicologia uma capacidade única de realizar uma escuta qualificada e a parti daí conduzir o paciente a sair da crise pela qual estiver passando no momento. Vale ressaltar que, apenas o profissional de psicologia está habilitado a usar tais técnicas.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira nos últimos dias a sociedade brasileira  acompanhou alguns casos na mídia  de violência contra a mulher entre eles o  caso Dj Ivis ,  há como identificar um companheiro que se torna violento com sua esposa em casa, ou até mesmo na rua com outras mulheres?  

Ivonete Ferreira: Um cidadão  comum dificilmente irá identificar um agressor, levando em consideração que eles estão por toda parte e que não existe um perfil determinante, sem contar que eles sabem disfarçar quase que perfeitamente, podendo se passar por um bom homem protetor e cuidadoso.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira os amigos e familiares têm algum papel nesse caso? Como ajudar alguém que sofre com esse problema?

Ivonete Ferreira: Os familiares e amigos tem um papel fundamental nesses casos, para ajudar a mulher vítima de violência é necessário se mostrar presente fazendo com que ela se sinta apoiada e perceba que tem uma oportunidade de mudar de vida e sair desse contexto de violência. Essa mulher, além da família e amigos ela precisa de um tratamento psicológico adequado para ajuda-la a cicatrizar as feridas.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira:  como você vê a questão da origem do preconceito, principalmente nessas ações do cotidiano, de onde vem essa intolerância ao que é diferente? Pode-se dizer que é algo que nasce com a gente, que seria uma construção social?

Ivonete Ferreira: Ninguém nasce preconceituoso, nascemos puros o meio no qual somos inseridos é que nos molda. Sendo assim, podemos contribuir de alguma forma para um mundo melhor, conscientizando as pessoas principalmente as crianças e adolescentes de que ser diferente é normal e todos merecem respeito.

Blog Jivanildo Bina: Psicóloga, Ivonete Ferreira Por favor, sinta-se à vontade para suas Considerações Finais:

Ivonete Ferreira: Sou psicóloga especialista em todas as faixas etárias. Chegar até aqui não foi fácil, mas, posso dizer que foi a melhor decisão da minha vida. Essa entrevista entre outros temas abordou o preconceito, palavra essa que sempre fez parte da vida, sim, porque para uma mulher negra residente de uma zona rural vindo de uma família não tradicional ganhar espaço não é fácil. Costumo dizer  que não quero que me aceitem mas, exigo   que me respeitem.

Gosto de desenvolver trabalhos sociais, me sinto bem porque sei o que pensam aqueles jovens da zona rural esquecidos por aqueles que deveriam oferecer alguma alternativa de vida melhor. Amo a mulher e profissional que me tornei, forte mas, ao mesmo tempo sensível  a dor do outro. Ética e singular essa sou eu!

POR: Jivanildobina.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: