O Blog Jivanildo Bina entrevista Gel do G12

 

Blog Jivanildo Bina: Quem é Gel do G12?

Gel do G12: Sou um inhambupense de 47 anos, pai de Anna Beatriz (08 anos), nascido no Povoado de Campo Grande, filho de Guga Carpinteiro e Maria Leide, sou publicitário por formação, empresário do ramo ligado ao trânsito a exemplo de auto escola e vistorias veiculares, e na cidade tenho outro empreendimento conhecido por todos como G12-Centro de Treinamento.

Blog Jivanildo Bina: Quais as razões que levaram você a assumir a secretaria de infraestrutura no governo do ex-prefeito Benoni?

Gel do G12: Em primeiro pela satisfação de ter sido convidado pela então gestão para contribuir com o desenvolvimento estrutural do município e claro, como todo bom inhambupense tem o objetivo de fazer algo por sua terra natal, te afirmo que foram 13 meses de uma experiência muito boa, dentro das várias limitações que tínhamos.

Blog Jivanildo Bina: Como secretario de uma pasta tão importante para o município, quais foram às ações que mudaram na cidade no período em que o senhor foi secretario?

Gel do G12: A Secretaria é enorme, além da infraestrutura é responsável também por todos os serviços públicos prestados à população, além disso é uma secretaria que sobrevive de recursos próprios e sobras do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Durante a nossa gestão fizemos o básico (limpeza, manutenção de poços artesianos e das estradas vicinais que ligam as comunidades  entre outros), em destaque houve o calçamento de ruas, reformas de praças como por exemplo a praça do comércio tornando-a funcional, melhorando o trânsito na região e a feira as quartas e aos sábados, porém a maior  marca da gestão, que permanece até hoje, foi em relação ao trânsito: organização das vias de circulação  e estacionamento no entrono da praça da matriz, portais de sinalização nas entradas da cidade e extensão de abastecimento de água na zona rural.

 Blog Jivanildo Bina: Nosso município ainda está em passos lentos no tocante a obras de infraestrutura que dê um impacto de revolução, o senhor com a experiência que tem em administração pública acredita que está faltando o que para isso acontecer?

Gel do G12: O que falta na verdade é conseguir recursos, pois a maior necessidade é: 01 Universalizar os serviços de esgotamento sanitário em nosso munícipio, criando uma central de tratamento para que os dejetos não sejam descartados na natureza; 02 Criação de uma grande central de abastecimento revolucionando assim a feira livre e agregado a esta central de abastecimento um terminal de transportes alternativos que faça o locomoção da população da zona rural, além de obras estruturais ligadas a outras secretarias.

Blog Jivanildo Bina: Como você vê a atuação do governo do estado no município? Há alguma articulação que possibilite parcerias e possa gerar desenvolvimento para nossa terra?

Gel do G12: Hoje a maioria dos gestores municipais são ligados a base do governo, o que possibilita maior acesso da gestão, entretanto percebe-se que o governador enfrenta dificuldades no orçamento para atender amplamente todos os municípios. Outro ponto que deve ser observado é a ligação dos municípios com os deputados estaduais eleitos da base, que foram apoiados por grupos políticos em nossa cidade, isso facilita ou dificulta o acesso.

Blog Jivanildo Bina:  Gel Inhambupe é uma cidade antiga, está entre as mais velhas do estado, porém quando nos referimos a temas como educação os dados deixam a desejar em alguns pontos, a exemplo do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, em baixa nos últimos anos, como o senhor vê essa situação?

Gel do G12: A educação é um ponto que deve ser olhado com carinho por qualquer gestão, pois tem a missão de formar cidadãos. No meu ponto de vista é necessária uma mudança em todo sistema educacional do município, com uma redistribuição do orçamento, priorizando desde a escolha dos dirigentes da pasta à direção e coordenação das escolas; sistema de avalição dos professores e alunos trazendo premiações para incentiva-los, exigindo além do conteúdo teórico a pratica da matéria de educação física e a implantação de um sistema de segurança voltado as escolas, trazendo conforto aos professores no exercício de suas funções.

Blog Jivanildo Bina: Gel vivemos um descaso na questão cultural, gestões passadas deram início a ações que objetivavam manter viva nossa cultura, porém essa gestão não disse ainda a que veio, o senhor como um homem público que vive engajado nos problemas e na preservação da história da cidade como se sente vendo seu município à deriva na questão cultural?

Gel do G12: Sinto que existe falta de entrosamento entre as pastas da cultura, educação, esporte e o gabinete do prefeito, pois é necessário somar esforços no que tange a questão cultural do município, que não abrange apenas as datas comemorativas, como São João e aniversário da cidade, mas sim um trabalho constante de resgate cultural e histórico, tem que haver uma contra partida da gestão nos movimentos artísticos e culturais que existem na sede e nas comunidades, a criação de espaços de incentivo à arte e a cultura para mobilizar a juventude que hoje encontra-se sem nenhuma opção. Em especial acho que deve ser resgatado o desfile do dia 7 de Setembro pois fiz parte por anos durante minha juventude e mobilizava os alunos e a população em geral.

Blog Jivanildo Bina: Como você vê a situação do nosso Rio Inhambupe e a questão ambiental de modo geral?

Gel do G12: O Rio Inhambupe é o maior patrimônio ambiental que temos, como falei anteriormente, é necessário rever o sistema de esgoto que é despejado nele, a revitalização de suas margens e todo o curso, o qual está dentro dos limites do município e assim proporcionar a utilização da sua água na lavoura e permitir que os banhistas utilizem suas margens como atrativo criando talvez um ponto turístico. Em relação ao meio percebemos que a secretaria é atuante na proteção do meio ambiente, mas é necessário maior atuação do poder público no que tange a proteção das reservas florestais que ainda restam no município. Na minha opinião em especial, a arborização da cidade é importantíssima e deve ser incentivada pois diminui a temperatura e melhora a qualidade do ar.

Blog Jivanildo Bina: Gel você é proprietário do G12 e costuma promover eventos esportivos, o que lhe motivou a implantar esse projeto em nosso município?

Gel do G12:  Na década de 80 no povoado de Campo Grande meu pai tinha um campo na sua propriedade, o que levou eu e meus irmãos a nos tornarmos esportistas e fãs do futebol, sendo assim tive a iniciativa de criar o G12 Centro de Treinamento, para dar continuidade ao projeto de meu pai e proporcionar que todos tenham acesso a um ambiente simples, mas organizado.

 

 

Blog Jivanildo Bina: Gel esse magnífico projeto esportivo, que por sinal eu já tive a oportunidade de conhecer e fui bem recepcionado por você; ultimamente têm sido alvo de algumas críticas, como por exemplo que seu campo só joga os times da elite, e que os times formados por pessoa mais humildes não têm acesso, exceto em campeonatos, o que tem a dizer sobre esses comentários?

Gel do G12: Como mencionado por você mesmo, a oportunidade é dada a todos os times organizados e adequados aos nossos critérios no campeonato, pois no outro período o campo é destinado as associações que arcam com as despesas de manutenção, infelizmente não temos nenhuma contra partida dos órgãos do poder publico.

Blog Jivanildo Bina: Gel como você avalia o esporte de Inhambupe hoje?

Gel do G12: A população é adepta ao esporte em todas as modalidades, (capoeira, corrida e ciclismo, modalidades que cada vez mais ganham adeptos de todas as idades), é obvio que o futebol por ser a paixão nacional tem o maior número de praticantes e agrega um grande número de torcedores mobilizando toda a comunidade, principalmente as famílias. O esporte de uma maneira geral necessita de investimentos e organização para que haja mobilização social e isso tem que partir realmente do poder público, pois além de ser um atrativo de lazer, algo que é carente em nosso município, o esporte tem o poder de formar cidadãos, principalmente a juventude. Hoje sentimos que falta empenho do poder público.

 

Blog Jivanildo Bina: Gel, você tem alguma novidade no esporte em relação a seu projeto para os inhambupenses?

Gel do G12: Recentemente firmamos uma parceria com o técnico Ferreira, que tem um currículo invejável, campeão baiano pelo Colo-Colo e passagens por times como o Vitória. Juntos criamos o Projeto Abre Portas que tem convenio com clubes profissionais, dando oportunidade à atletas amadores e profissionais de se qualificarem, para que isso aconteça está havendo uma verdadeira transformação na estrutura do G12, com a construção de mais um campo oficial, desta vez para 11 atletas.

 

Blog Jivanildo Bina: Qual a sua avaliação da Câmara Municipal Vereadores de Inhambupe?

Gel do G12: O momento político do município faz com que a câmara se comporte de maneira pacífica, pois não há um grupo de oposição atuante nas reivindicações necessárias para a melhoria do serviço prestado pelo poder público, reivindicações essas que os vereadores têm feito, mas em menor intensidade.

Blog Jivanildo Bina:  Qual é sua avaliação da gestão do prefeito Nena no geral?

Gel do G12: Vejo uma gestão estruturada, porém como em toda gestão sempre faltará algo e nessa especificamente falta a participação popular, sendo necessária a criação de políticas públicas que tenham como objetivo a integração social nas áreas de esporte cultura e lazer.

Blog Jivanildo Bina: Gel na última eleição para deputado 2018, esteve junto ao grupo de Rafael Dias e do empresário Querido, que por sinal obteve uma votação expressiva, no próximo ano pretende seguir o mesmo grupo nas eleições municipais?

Gel do G12: O grupo é composto por diversas lideranças, nesse momento temos como objetivo agregar forças e somarmos esforços para que assim como na eleição de deputado possamos ter expressão nas eleições municipais, há também a possibilidade de lançarmos candidatura.

Blog Jivanildo Bina: Gel nos bastidores da política local saiu comentários que você almeja ser candidato a prefeito em 2020, o que tem a dizer sobre isso?

Gel do G12: Esse desejo não partiu exatamente de mim, mas de parte da população, a qual deseja uma candidatura que venha quebrar o sistema tradicional da política inhambupense, fico feliz por esse reconhecimento, mas enquanto isso sigo minha rotina normal.

 

Blog Jivanildo Bina: Gel, falta um ano para darmos inicio a campanha eleitoral, esse blog tem acompanhado as movimentação políticas do município e não vê a oposição fazendo o seu papel, há comentários internos que vão deixar para se movimentar em junho do próximo ano, qual sua opinião sobre essa situação em Inhambupe?

Gel do G12: Vejo com bons olhos, pois assim dá oportunidade da população avaliar a gestão e também perceber no decorrer do tempo quem realmente tem a capacidade e interesse em fazer o melhor pelo município sem utilização do poder econômico.

 Blog Jivanildo Bina: Gel você está filiado a algum partido político?

Gel do G12:  Sim, no momento sou presidente municipal do PDT – Partido Democrático Trabalhista.

Blog Jivanildo Bina: Inhambupe faz aniversário hoje, dia 06/08/19, qual mensagem você deixa para os inhambupenses?

Gel do G12: Nessa data é o momento de aproveitarmos não só o feriado mas de acreditar que a nossa querida cidade tem um grande potencial, seja na agricultura ou no esporte entre outras coisas, agora é necessário trabalho e organização para que tenhamos geração de emprego e renda. Com um ideal de integração social e participação popular o nosso     município pode se desenvolver de maneira equilibrada.

Blog Jivanildo Bina: Por favor, sinta-se a vontade para suas considerações finais:

Gel do G12: Parabéns a você amigo Jivanildo Bina por esse espaço e sua capacidade, o que faz com que este blog esclareça sempre a população. Muito obrigado!

Por: Jivanildo Bina

Fotos: G12

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: