BLOG JIVANILDOBINA ENTREVISTA A FISIOTERAPEUTA NILZINHA

BLOG JIVANILDO BINA: Quem é a fisioterapeuta Nilzinha?

Nilzinha: Eu, sou Elenilza, mais conhecida por todos como Nilzinha. Venho de uma família simples, meus pais: Manoel (in memorian) era lavrador, minha mãe, Eremita, costureira, depois passou a atuar na área da saúde como enfermeira, por muitos anos, os dois sempre procuraram passar seus conhecimentos e conceitos. Estudei, desde a alfabetização até concluir o magistério em 1990, no Colégio Estadual Mário Costa Filho colégio de referência. Atuei na área da educação onde fui secretária escolar , professora e diretora,coordenei a turma de professores do programa topa,  trabalhei no comércio, e depois vendendo lingerie de porta em porta, cursei até o terceiro semestre de Pedagogia na Faculdade Atlântico em Aracaju/SE, por motivos superiores tranquei o curso retornando para Inhambupe, tive a possibilidade de ingressar no curso de fisioterapia da Faculdade Santo Antônio em Alagoinhas onde, estudei por 5 anos.

BLOG JIVANILDO BINA: Fisioterapeuta Nilzinha, o que a levou a escolher essa profissão? Algo de curioso contribuiu para a sua escolha?

Nilzinha: Tive a oportunidade de ingressar na faculdade e com apoio dos meus pais, familiares e amigos fui estimulada a imergir completamente nesta profissão.

BLOG JIVANILDO BINA: Fisioterapeuta Nilzinha,  Há quanto tempo exerce a função?

Nilzinha: Estou atuando há um ano.

BLOG JIVANILDO BINA: Fisioterapeuta Nilzinha, qual é a procura de seus pacientes?

Nilzinha: Frequentemente, buscam respostas para entender as causas de suas lesões, quando estão vivenciando algumas situações e precisam de tratamento, por uma terapia resolutiva e de resultados que possam favorecer seu bem-estar, ou seja, em prol de uma melhor qualidade de vida e o retorno às suas AVDS (atividades da vida diária). Caminhamos juntos ao longo do tratamento para um resultado conclusivo. A vitória do meu paciente é a minha.

BLOG JIVANILDO BINA:Fisioterapeuta Nilzinha, Como você lida com a expectativa e medos dos seus pacientes? Qual é a sensação de conseguir chegar a um resultado esperado por eles?

Nilzinha: Esses sentimentos são imprescindíveis, o fisioterapeuta tem um vasto conhecimento, um leque de possibilidades, que é, desconstruir medos, assim o resultado vem de uma forma gratificante. Antes de pensar no resultado final, é importante nos prepararmos para diferentes resultados, por isso é preciso enxergar com clareza e de forma racional as possíveis consequências. Ao final, de cada tratamento, a sensação de acolhimento nos faz sentir incansáveis. Cada paciente é uma história, sendo assim cada um agradece do seu jeito. É a melhor sensação de dever realizado e concluído com sucesso.

BLOG JIVANILDO BINA:Fisioterapeuta Nilzinha, Quais as principais características para tornar-se um profissional fisioterapeuta?

Nilzinha: Primeira coisa: amor pelo que faz; o amor supera todos os obstáculos e leva o profissional a encontrar soluções para todos os problemas.Ter iniciativa própria, não esperar que as coisas aconteçam. Tratar sempre o paciente como alguém especial, dar atenção a cada detalhe do seu tratamento, colocar o paciente a par do tratamento é um diferencial, saber ouvir e manter sigilo, cada caso é individualizado, íntimo e confidencial. Cada um com a sua realidade.

BLOG JIVANILDO BINA:Fisioterapeuta Nilzinha, Quais os sintomas que devem levar as pessoas a procurar o fisioterapeuta?

Nilzinha: Não só buscar por um fisioterapeuta em prol das questões, trauma-ortopédicas, como as fraturas, lesões nos ossos e músculos, contusões dentre outros. A fisioterapia não se limita só essas questões, existem outras áreas que podem ajudar os pacientes em diversas situações. Na verdade, a atuação do fisioterapeuta é muito ampla, disposta no tratamento de diversas complicações.Por tanto, a consulta com um profissional da área, leva a tirar todas as suas dúvidas.

BLOG JIVANILDO BINA:Fisioterapeuta Nilzinha, O que você acha do crescimento da fisioterapia nos últimos anos, e como a o atual modelo de formação profissional pode influenciar daqui para frente?

Nilzinha: A fisioterapia é um dos campos que vem crescendo e, tem um potencial para crescer mais nos próximos anos.O atual modelo profissional é, construir seu perfil, buscar qualificação e conhecimentos na sua atuação, atender as expectativas e, sempre buscar e levar o melhor resultado para cada protocolo.

BLOG JIVANILDO BINA: Fisioterapeuta Nilzinha, Qual a área de atuação dentro da fisioterapia e quais os problemas fisioterapêuticos mais difíceis de tratar na sua área?

Nilzinha: Fisioterapia em neurologia; Fisioterapia em geriatria; Fisioterapia traumato-ortopédica; Fisioterapia na saúde da família; Pilates oferece: inúmeros benefícios para o corpo; Drenagem linfática: é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático. Geralmente, os problemas são frequentes. Porém, temos que saber frear, controlar as emoções. Cada caso é diferenciado, cada paciente uma realidade, saber conduzir seus conhecimentos, dá o seu melhor, para levar ao seu paciente o resultado final. Não existe problema fácil ou difícil e, sem soluções. Se não sabemos, aprendemos!

BLOG JIVANILDO BINA:Fisioterapeuta Nilzinha, Onde você presta seus serviços como fisioterapeuta atualmente?

Nilzinha: Eu, atendo em domicílio.

BLOG JIVANILDO BINA:Fisioterapeuta Nilzinha, Na sua visão, qual é a maior contribuição que o fisioterapeuta pode dar aos pacientes de unidade intensiva?

Nilzinha: O fisioterapeuta tem uma atuação ampla e se faz presente em diversos momentos, no cuidado e tratamento ao paciente intensivo. Reduzindo o risco de complicações, aplicando procedimentos para promover diretamente a evolução e restauração ao risco de complicações a permanência no leito, possibilitando o paciente intensivo as condições de funcionalidade, na parte respiratória quanto na motora, devolvendo este a família o mais funcional possível. O fisioterapeuta é a parte integrante de uma equipe multidisciplinar.

BLOG JIVANILDO BINA: Fisioterapeuta Nilzinha, Em sua opinião, quais os desafios do atual momento da fisioterapia?

Nilzinha: Os desafios são contínuos, não só exclusivamente da nossa profissão, mas em todos os ciclos de nossas vidas. Não existe caso impossível ou difícil, quando buscamos conhecimentos, qualificação, perspectivas para entregar o melhor resultado ao nosso paciente.Cada paciente, uma realidade, um caso e uma história de vida. Portanto, é muito recompensador quando vejo um gigante sorriso; um abraço; e um muito obrigado. Obter um reconhecimento profissional é uma honra.

BLOG JIVANILDO BINA: Fisioterapeuta Nilzinha, Qual mensagem você deixaria para as pessoas interessadas em seguir nesse ramo profissional?

Nilzinha: Antes de começar a tomar qualquer decisão para qualquer coisa na vida, é fundamental acreditar em si mesmo.Nunca desista dos seus sonhos, pois o início de qualquer profissão é difícil. A fé é a verdadeira chave que leva para o sucesso.

BLOG JIVANILDO BINA: Fisioterapeuta Nilzinha, Sinta-se à vontade para fazer suas Considerações finais.

Nilzinha: Em primeiro lugar agradeço a Deus, que me deu forças para passar por todos os obstáculos e, por me lembrar de que sempre sou mais forte do que eu penso. Aos meus pais,sobrinhos que seguraram todos os meus problemas com paciência e amor, aos meus irmãos pelo apoio. Aos meus familiares, amigos e colegas que de uma forma ou de outra me incentivaram a estudar, hoje estou aqui também por vocês sintam-se abraçados sem precisar que eu cite nomes, pois posso esquecer alguns. Não posso deixar de agradecer aos meus pacientes pela confiança e carinho. Em especial agradeço a você jovem Jivanildo Bina, pela oportunidade de dar uma entrevista no seu blog.

“Gratidão é a palavra”

Por: JivanildoBina.com

Fotos: JB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *