EXCLUSIVO – Entrevista com o Vereador Zé de Dite.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Vereador, sabemos da sua atuação em alguns seguimentos da Sociedade Inhambupense e já estar em seu segundo mandato, o quê lhe impulsionou a entra na Política?

Resposta: O descaso nas comunidades, principalmente nas quais eu mais convivia, pois era um retrato do nosso município, pois não existiam estradas em boas condições de trafegar, varias escolas em condições desfavoráveis para os alunos se sentirem seguros, postos médicos em péssimas condições, falta de água por falta de bomba, na minha região chegou a ficar 7 meses sem água por esse motivo ‘bomba” isso me deixava triste, por essas razões me obrigou a entrar na política, pois sabia que dessa maneira eu poderia lutar para melhorar a vida das pessoas.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quais foram suas conquistas durante esses dois mandatos para sua região e para o Município em geral?

Resposta: Com minha luta indiquei ao executivo, onde esta disponível para todos na secretária da câmara; Conseguimos reforma e ampliação do posto médico da Lagoa Branca, reforma e ampliação do posto médico do entroncamento de Sátiro Dias, melhoramento de todas as estradas na região que represento, algumas extensões de energia elétrica, um trator com todos os implementos para a associação dos pequenos agricultores da região dos Tanquinhos.

Depois que assumir o cargo de vereador, jamais faltou água por mais de 15 dias na região por falta de bomba, repito, já ficou em gestões anteriores por falta de bomba por 7 meses, disponibilizei por minha conta dois carros para a população, pois estamos em uma região longe do centro da cidade e precisava para socorrer essas pessoas de emergência.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Sabemos que o senhor no decorrer de sua luta política tem demonstrado lealdade ao seu líder Nena desde o início onde permanece ate hoje. Qual é a sua avaliação da Gestão no geral e na sua região?

Resposta: Não tenho lealdade ao prefeito Nena, tenho respeito pelo homem integro que o mesmo é, eu tenho lealdade é a população em geral, principalmente àqueles que depositaram seu voto de confiança em mim,

Na minha avaliação à administração vem realizando um bom trabalho, apesar das dificuldades que nosso país vem atravessando e principalmente o nosso município em razão de alguns erros de gestões passadas, mas vejo o prefeito como um cidadão que só quer o bem do seu povo, para a sua terra.

Peço ao leitor do blog que façam avaliações da saúde, da educação, do transporte escolar e universitário, do banho de luz na cidade e na zona rural, da limpeza da nossa cidade, reformas de vários prédios públicos, aquisição de carros novos entregue á população, inclusive ambulância. Estamos com 17 meses de gestão, estamos construindo 03 creches, retornamos as obras das quadras cobertas que estavam abandonadas, iremos construir 100 casas populares, também iremos pavimentar varias ruas na sede do município, e na minha comunidade estamos esperando uma emenda parlamentar onde será beneficiado com pavimentação 04 comunidades da minha região, Lagoa Branca com 200m2, Colônia Roberto Santos com 400m2, Gameleira com 200m2 e Entroncamento de Sátiro Dias com 200m2, o trabalho não pode parar.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quais foram os Projetos apresentados pelo senhor na Câmara Municipal ao longo de seus mandatos e o senhor tem mais alguns pra apresentar?

Resposta: Hoje tramita na Câmara o Projeto de Lei – Neto Lima do Brasil -, onde esse projeto dispõe que em todos os shows promovido em nosso município, onde terá como atração principal grandes nomes da música brasileira, obriga que o empresário contrate pelo menos uma atração local que nos representa, seja banda ou cantor, pois acho injusto um empresário trazer uma banda famosa e não colocar nem um representante nosso.

Tenho alguns projetos aprovados e sancionados pelo executivo, onde vejo que beneficiará toda a população, pois entendo que tenho que chegar e legislar para todos os habitantes do município e para isso acontecer eu preciso elaborar leis de projeto e, aprovar através do meu voto, o que seja melhor para os munícipes.

PROJETO DE LEI Nº 25 DE 19 DE MAIO DE 2017

Torna obrigatório afixar em lugar visível lista de médicos plantonistas e do responsável pelo plantão na rede pública de Inhambupe e dá outras providencias.

É comum reclamações em locais de atendimento público de saúde, a demora para conseguir um atendimento médico e leitos disponíveis na unidade de saúde do município, faz com que os pacientes procurem outros meios para conseguir resolver seus problemas de saúde.

PROJETO DE LEI Nº 26 DE 19 DE MAIO DE 2017

Torna obrigatório afixar em lugar visível lista de medicamentos disponíveis e em falta na rede municipal de saúde e dá outras providencias.

O objetivo deste projeto é mostrar ao cidadão que quando chegar a uma unidade de saúde, poderá já saber de prontidão se o medicamento que precisa pode ser adquirido gratuitamente ou não, pois irá melhorar a qualidade deste serviço e propiciar tranquilidade aos cidadãos que dependem da distribuição gratuita de medicamentos.

PROJETO DE LEI Nº 36 DE 05 DE JUNHO DE 2017

Determina afixação de placa informando o numero telefônico do Conselho Tutelar em estabelecimentos de ensino público e privado no município de Inhambupe e dá outras providencias

A Lei nº 8.069 de 13/07/1990 – Estatuto da criança e do adolescente, veio assegurar direitos e garantias já preconizados na Constituição Federal de 1988, às crianças e adolescentes, porém esses direitos com a vigência do referido estatuto. Tiveram sua efetividade aumentada segundo o Art. 3º – a criança e adolescentes gozam de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei.

PROJETO DE LEI Nº 47 DE 21 DE AGOSTO DE 2017

DISPOEM SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS OCUPACIONAIS DO EDUCADOR E DE TODOS OS SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.

A saúde ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho. As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos, prejudicando a produtividade e os trabalhos educacionais como um todo.

Precisamos cuidar melhor de nossos educadores e daqueles que diretamente e indiretamente contribuem para que os projetos interpostos no ano letivo possam atingir efetivamente os resultados previamente planejados.

PROJETO DE LEI Nº 07 DE 04 ABRIL DE 2017

Institui no Calendário Oficial do município de Inhambupe o “JANEIRO BRANCO”, mês dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

A Organização Mundial da Saúde – OMS – alerta que uma em cada 10 pessoas no mundo, 10% da população global, sofre de algum distúrbio de saúde mental. Isso representa aproximadamente 700 milhões de pessoas que sofrem de doenças como a Depressão, a Ansiedade Generalizada, a Esquizofrenia ou a Bipolaridade, como também, a capacidade de o indivíduo reagir, equilibrada e adequadamente às circunstâncias, condições e vicissitudes da vida, e apenas 1% da força de trabalho mundial de saúde atua nesta área. Ainda segundo a OMS, quase metade da população global vive em países onde há menos de um psiquiatra para cada 100 mil pessoas, refletindo as grandes desigualdades no acesso a serviços de saúde mental dependendo de onde as pessoas vivam. Em uma média global, há menos de um trabalhador de saúde mental para cada 10 mil pessoas. Os dados estão publicados no último Atlas de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde. De acordo com o documento, em países de renda baixa e média as taxas caem abaixo de um para cada 100 mil pessoas, enquanto em países de renda alta este índice é um para cada 2 mil pessoas. No Brasil, a reorganização da assistência em saúde mental é recente. A Reforma Psiquiátrica, que completa 17 anos em 2018, traz uma nova perspectiva de tratamento baseada na valorização do ser humano e no entendimento de que o transtorno mental pode não ser apenas uma doença, mas também um problema social. Junto à mudança de pensamentos toma forma uma rede de assistência psicossocial, que traz progressos mas, que também sofre críticas, apesar dos avanços na área os desafios ficam a mostra.

O Ministério da Saúde aponta para uma prevalência de 12% da população brasileira com algum tipo de transtorno mental. Transpondo esse dado para a cidade de Inhambupe, com 40,915 mil de habitantes (IBGE, 2013), estima-se que um pouco mais de 4.000,00 pessoas na cidade apresentam algum tipo de transtorno. Observa-se, frente aos resultados obtidos, que a rede de atendimento em saúde mental na cidade de Inhambupe, proposta pelas políticas públicas, não oferecem atenção a nem 1% das pessoas que necessitam de algum tipo de cuidado. Revela-se assim um quadro de carência no que diz respeito ao tratamento a grande parte da população inhambupense portadora de transtorno mental, tornando-se de fundamental importância à saúde pública aprofundar questões relacionadas à assistência e às práticas profissionais, devendo também a psicologia se apropriar dessa discussão.

E VOU LUTAR PARA AJUDAR ESSAS PESSOAS, VOU ELABORAR OUTRAS INDICAÇOES E PROJETOS NESSE SENTIDO PARA MELHORAR A VIDA DESSAS PESSOAS.

Vamos em busca da melhor qualidade de vida para a saúde mental.

Todos esses Projetos estão à disposição da População na Secretaria da Câmara.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Como o senhor avalia a atuação do Presidente da Câmara – Jeovan Viera?

Resposta: Pela sua imparcialidade considero boa, por isso a casa lhe deu mais dois anos de mandato.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O senhor recentemente divulgou um Vídeo nas Redes Sociais defronte a uma Escola chamando um funcionário que não apareceu e este Vídeo foi motivo de muitas especulações. O que o senhor tem a dizer sobre esse fato?

Resposta: Eu não concordo que funcionários, independentemente do cargo que ocupa, receba seus vencimentos sem comparecer ao seu local de trabalho, mas quero deixar claro que não fui eu que postei o vídeo nas redes sociais, fiz o vídeo enviei paro o funcionário, pois já tinha ido varias vezes no local e o mesmo não se encontrava, quando eu o procurava cobrando seu dever de estar no local de trabalho o mesmo negava, não creio que o mesmo tenha feito essa postagem nas redes, com certeza ele passou para alguém e chegou nas mãos dos adversários políticos e de forma maldosa usou o vídeo, não citei o nome do funcionário em nenhum momento, mas creio que o órgão competente já estar mais atento para esse tipo de postura deste e demais servidores.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Estamos em um ano de Eleições, o senhor já tem seus Candidatos a Deputado Federal e Estadual?

Resposta: Não, ainda não estamos em período eleitoral, mas tenho ligações políticas com o gestor,quem e gestão e gestão!!

Já fui procurado por vários pré candidatos, porem não fechei com nenhum deles, pois as propostas sempre foram no rol pessoal, e não para melhorar o nosso município, e esse não é o tipo de política que eu acredito, quero o melhor para o nosso município, foi para isso que o eleitor acreditou em mim.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Na Câmara de Vereadores, de acordo com o Diário Oficial nr 101, de 17 de maio de 2018, se encontra o Projeto de Lei Complementar nr 17, de 16 de maio de 2018, que dispõe sobre Alteração da Lei Municipal nr 015, de 27 de setembro de 2001, onde trata dos Percentuais dos Professores – Redução Temporária de Vantagens. Qual a sua posição sobre esse projeto?

Resposta: Uma folha de pagamento de 30 milhões somente para servidores da educação e uma receita do Fundeb de apenas 23 milhões, tendo a prefeitura que tirar todo ano mais 7 milhões de recursos próprios que não é muito somente para complementar folha de pagamento de servidores da educação. Como ficam os demais serviços do município?
E a merenda escolar que precisa complementar que o valor transferido pelo governo federal não é suficiente?

E o transporte escolar que dá mesma forma?

E a saúde que não podemos melhorar porque não tem recursos!

Ficam reclamando que a iluminação não está boa, mas como melhorar se não temos como disponibilizar recursos para essas ações se não sobra nada dos recursos próprios porque a prefeitura está tirando 7 milhões ano para pagar servidores da educação.

Como ficam os demais servidores da prefeitura que estão também querendo reposição de perdas de anos passados e também reajustes?
De todo recurso próprio da prefeitura ainda estamos obrigatoriamente tirando todo ano quase 3 milhões para pagar despesas de parcelamento de INSS de governos passados que deixaram de recolher e a atual gestão foi obrigada a parcelar.

Entendeu?
Então uma administração municipal não se resume em folha de pagamento.
E não existe milagre quando se fala de dinheiro.

Se tem paga as contas, se não tem fica devendo.

E isso!

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Em relação ao Projeto de Lei Complementar nr 17, de 16 de maio de 2018, o seu voto será contra o a favor? E por quê?

Resposta: Antes que o projeto venha a mesa já estamos sendo julgados pela classe, mas acredito eu, se vier a ser votado os vereadores devem observar a resposta da pergunta anterior.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O senhor não tem preocupação em votar contra a classe dos Professores? E essa classe não influenciará no resultado da sua possível Candidatura em 2020?

Resposta: O meu voto foi e sempre será para trazer melhores dias para a população em geral, o voto é democrático, as opiniões são individuais, quem tem Deus não tem medo de cair, pois levantará mais forte ao amanhecer.

Por favor, sinta-se a vontade para suas Considerações Finais:

Segundo PLATÃO, não há nada de errado com aqueles que não gostam de políticas, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.

Por essa razão eu solicito principalmente aos jovens, que pesquise melhor sobre a vida política dos candidatos, das suas ações e projetos.

Eu, Zé de Dite sou um homem realizado, conquistei meu espaço na sociedade, com todas as dificuldades que passei em minha vida, mas o grande Deus, as minhas lutas diárias e o meu trabalho me deram algumas vitorias, aja visto que a sociedade que se considera maior que os outros, não aceitam que um pobre, trabalhador rural na maior parte da minha vida, ocupe o cargo que hoje eu exerço, isso é nítido e notório, quero aqui agradecer aos meus amigos eleitores que confiaram e confiam no meu caráter.

Inhambupe não é meu, não é seu, Inhambupe é nosso, vamos cuidar dele!!

Gostaria de exaltar meus agradecimentos e parabenizar este Blog pela forma Democrática, Coerente e Transparente que, já em tão pouco tempo de atuação, torna visível o respeito e a imparcialidade nos seus Trabalhos.

Vereador Zé de Dite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: