Você começou a fazer exercícios e engordou?

Se você defende a ideia “já que treinei, posso comer mais”, repense: é importante entender que não existe treino para compensar excessos alimentares diários. Nesse caso, muito provavelmente você irá ganhar peso e, ainda que adicione um pouco de massa magra (caso esteja fazendo treino de força), visualmente, estará com volume maior, dando a impressão de que engordou.

Se o objetivo é emagrecer, é fundamental ajustar a alimentação. O exercício atua de forma secundária no emagrecimento e, ainda assim, ele não poderá salvá-lo de uma alimentação ruim.

Agora, se a intenção é hipertrofia muscular — “aumentar massa magra” –, e tanto o treino quanto a alimentação estão adequados com foco nesse ganho (ou seja, treino intenso e alta ingesta calórica), muito provavelmente ele será positivo, devido ao aumento da massa muscular.

Por isso, é fundamental definir o que deseja, emagrecimento ou hipertrofia, e assim, adequar a alimentação ao objetivo. Lembre-se: alimentação adequada define o resultado em ambos os casos.

Como saber se o peso a mais é predominantemente de músculo ou gordura? A melhor forma é por meio de fotos antes e depois, e também da sua própria percepção. Sempre sabemos se ganhamos gordura ou músculos.

As avaliações físicas (dobras cutâneas, bioimpedância, DEXA, medidas) também podem ajudar. Agora, o peso na balança apenas serve como mais um parâmetro, não como referência única.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: